Notícias do Vasco.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Por resolução da FIFA, racismo poderá render até rebaixamento.

Após várias ações irrisórias, como multas insignificantes, a Fifa tomou uma atitude concreta contra o racismo. Agora, uma ação discriminatória pode render várias punições, a mais pesada delas o rebaixamento de divisão.

Foi o que a entidade adotou nesta sexta-feira, por meio de resolução, durante seu Congresso nas Ilhas Maurício - no Oceano Índico. Foram 204 votos a favor do documento e apenas um contra.

"Em uma primeira infração, por menor que seja, haverá um aviso; depois, jogos com portões fechados (sem torcida)", diz o texto da resolução, que continua com a sequência de punições previstas.

"Em caso de repetição de ofensa ou infração séria, dedução de pontos, exclusão de competição ou rebaixamento serão as punições recomendadas", prossegue o documento.

"Qualquer pessoa (jogador, técnico, árbitro...) que cometer uma infração pode ser suspenso por até cinco jogos, incluindo banimento do estádio", explica, ainda, a resolução.

Presidente da Fifa, Joseph Blatter falou sobre o assunto. "Estamos mandando um forte sinal aos racistas de que o tempo deles acabou... Eu estou falando de política do ódio, que é racismo, ignorância, discriminação, intolerância", continuou.

Os casos de racismo têm aumentado consideravelmente nos últimos anos, principalmente na Europa. O atacante italiano Mario Balotelli, do Milan, por exemplo, sofreu bastante na última temporada, principalmente em um jogo do Italiano contra a Roma.

Outro atleta do time de Milão, o ganês Kevin-Prince Boateng também foi vítima de racismo em um amistoso contra o Pro Patria, da terceira divisão, em janeiro, que culminou com o abandono de campo da equipe rossonera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário