Notícias do Vasco.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Futsal e Futebol de Salão.

                                                               Futsal e Futebol de Salão.
O futsal é uma modalidade esportiva relativamente nova se comparada ao voleibol, ao basquetebol e ao futebol de campo. Há duas versões para o seu surgimento.

A primeira afirma que o futsal surgiu na década de 1940, na Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo, pela dificuldade de alguns associados conseguirem campo para a prática do futebol, improvisando o jogo em quadras de basquetebol, com um número menor de jogadores.

A outra versão afirma que foi criado em Montevidéu, Uruguai, na década de 1930, por Juan Carlos Ceriani. Chamava-se inicialmente futebol de salão, sendo fundido, na década de 1990, com o “futebol de cinco”, prática reconhecida pela Fédération Internationale de Football Association (FIFA), chegando ao futsal atual.

O Brasil possui vários títulos em âmbito mundial, sendo reconhecido como um dos principais países a praticar o futsal. Sua difusão deve-se à Educação Física escolar, que o desenvolve em suas aulas há muitos anos, principalmente pela existência de quadras, e não de campos, em quase todas as escolas.

Futsal ou Futebol de Salão? São dois nomes para a mesma coisa? Na verdade, há diferenças entre futsal e futebol de salão e não é uma simples abreviação. O termo futsal, atualmente empregado pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association), foi  inicialmente empregado pela FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão) e passou a ser empregado pela FIFA a partir de uma fusão entre o futebol de salão, praticado pela FIFUSA e o futebol de cinco, implantado pela FIFA, em 1990. As entidades que não são filiadas à FIFA e se vincularam à CNFS (Confederação Nacional de Futebol de Salão), que surgiu com a extinção da FIFUSA, empregam, hoje, o termo futebol de salão.

Quanto às regras, as diferenças que existem, em linhas gerais, são as seguintes: no futsal o arremesso (ainda que o termo seja inadequado, pois quem arremessa o faz com as mãos) lateral e de canto são cobrados com os pés, vale o gol dentro da área, o goleiro pode jogar com os pés fora da área, não tem limite para substituições de jogadores, a bola é maior e mais leve desde as categorias menores. No futebol de salão os arremessos lateral e de canto são feitos com as mãos, não vale marcar gol dentro da área, o goleiro não pode jogar fora da área, há limite para substituição de jogadores.o FUTEBOL DE SALÃO COMPÕE-SE OFICIALMENTE DE CINCO (5) JOGADORES EM QUADRA,SENDO UM DELES O GOLEIRO.

 

Um comentário:

  1. O Brasil possui vários títulos em âmbito mundial, sendo reconhecido como um dos principais países a praticar o futsal. Sua difusão deve-se à Educação Física escolar, que o desenvolve em suas aulas há muitos anos, principalmente pela existência de quadras, e não de campos, em quase todas as escolas.

    ResponderExcluir