A educação
A educação segundo Gonçalves (1994) é uma prática sistematizada que busca atuar sobre indivíduos e grupos sociais, com a intenção de possibilitar a formação de sua personalidade e sua participação ativa na sociedade. Portanto, um fenômeno inerente ao homem como um ser social e histórico, cuja existência fundamenta-se na necessidade de formar as gerações mais novas, transmitindo-lhes seus conhecimentos, valores e crenças e abrindo-lhes possibilidades para novas realizações.
Na visão de Kunz (1991) a educação jamais pode ser neutra, já que, ou conduz à domesticação ou à libertação. Há sempre uma influência mútua entre educação e contexto social, o que faz com que na relação educador/educando exista sempre uma dialética de "adaptação e resistência". Desta forma, a ação educacional configura-se uma determinada relação de poder, enquanto existirem diferenças entre adulto-educador e jovem-educando. Ou seja, enquanto uma interação na qual a educação é entendida como uma reação social ao simples fato de que crianças e jovens estão em fase de desenvolvimento.
O autor enfatiza ainda que a educação não é apenas uma qualificação de indivíduos no sentido individual. Mas, uma qualificação de sujeitos capazes de atuarem através de uma "ação comunicativa" competente, visando também à Emancipação da Sociedade.
Portanto, a essência da educação é fazer com que "os homens sejam capazes de realizar as tarefas sociais e profissionais que lhes couberem, e de pôr-se à altura das possibilidades do desenvolvimento cultural e pessoal que é possível alcançar mediante sua participação". Tornando assim comprometidos com a humanização e com a transformação da sociedade, independente do âmbito especifico de conhecimento (Gonçalves, 1994).
Todos juntos em prol de uma educação de qualidade. Viés hedonista ao pedagógico faz-se primordial.
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